sexta-feira, janeiro 23, 2009

"O Sétimo Selo" - José Rodrigues dos Santos


Acabei de ler a semana passada este livro, e o que dizer dele?

Para começar posso dizer que já tinha lido os dois livros anteriores em que a personagem principal é o Professor (historiador e um dos melhores criptanalistas do mundo) Tomás Noronha, sendo eles "O Codex 362" e "A Fórmula de Deus" e tinha gostado bastante.

Deste Sétimo Selo, posso dizer que é um livro razoável, não é mau, mas podia ser bastante melhor, o tema é um tema excelente, bastante actual que visa a problemática do aquecimento global do planeta, os combustíveis fósseis e não vale a pena dizer mais.

O tema é bastante interessante e actual como já disse, mas a forma como o livro aborda a questão é que estraga tudo, a repetição exaustiva das mesmas questões e explicações torna o livro maçador, não falo das questões técnicas que acho bem que sejam explicadas para o leitor poder entrar mais dentro do assunto e perceber as ligações entre tudo, acho mto bem que seja explicado mas não precisava era de explicar cada coisa 5 vezes!! E o que mais impressão me faz neste livro é a forma como a personagem principal se mostra sempre surpreendida pelas explicações, apesar de muitas vezes na mesma conversa lhe explicarem a coisa pela 2ª ou 3ª vez e mesmo assim ele fica surpreso e sem entender bem... mas afinal de contas a personagem principal nao é a mesma dos outros dois livros??Parece que perdeu faculdades mentais e de associação lógica e de memória...
Em suma, às vezes parece que o escritor escreveu a pensar que todos os que lêem o livro devem ser atrasadinhos e por isso deixa explicar mais 5 vezes a ver se eles entendem!

É um livro que podia facilmente ter metade do tamanho por ser tão repetitivo

NOTA: 11/20

Sem comentários: